Palestrantes

Cecília Mello 

Cecília Mello é Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Pesquisadora Visitante na Taipei National University of the Arts (2010 e 2017), na Beijing Film Academy (2013), na Universidade de Pequim (2015), na Universidade de Nottingham em Ningbo (2021) e no King’s College London (2022). Organizou, entre outros, os livros Realism and the Audiovisual Media (com Lúcia Nagib, Londres: Palgrave Macmillan, 2009), Realismo Fantasmagórico (São Paulo: Cinusp, 2015), e Chinese Film in the Twenty-First Century: Movements, Genres, Intermedia (com Corey Schultz, Londres e Nova York: Routledge, 2024). É autora de The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film (Londres: Bloomsbury, 2019).


Esther Marinho Santana 

Esther Marinho Santana é Mestra e Doutora em Teoria e Crítica Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Foi pesquisadora visitante no Martin E. Segal Theatre Center da City University of New York e no Institut de Recherche en Études Théâtrales da Université Sorbonne Nouvelle. É organizadora do livro Albee Abroad (Brill, 2023) e suas publicações se concentram nos estudos de dramaturgia; história, historiografia, teoria e crítica teatral e circulação global do teatro. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processos 21/08668-7 e 22/14218-7), investigando a difusão transcontinental da Ópera de Pequim.


Marina Soler Jorge 

Marina Soler Jorge é socióloga e professora associada do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP. Cursou Sociologia e Ciência Política na UNICAMP, é Mestre em Sociologia pela UNICAMP e Doutora em Sociologia pela USP. Tem trabalhos publicados nas áreas de sociologia da arte e representações femininas no audiovisual contemporâneo. É autora dos livros Cultura Popular no Cinema Brasileiro dos Anos 90 (2010) e Lula no Documentário Brasileiro (2011), além de artigos sobre recepção, cinema e feminismo e sociologia da arte. Ultimamente tem se dedicado às subjetividades femininas no audiovisual chinês. 





 


Milena de Moura Barba 

Milena de Moura Barba é cineasta, pesquisadora, tradutora/intérprete, artista e sócia-fundadora da Miluspanda Filmes e Produções Culturais. Tem bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Chinês pela USP e mestrado em direção de cinema pela Academia de Cinema de Pequim. Em 2024 iniciou o MBA em Economia e Gestão Empresarial pela FGV buscando colaborar para que a bem-sucedida relação comercial sino-brasileira reflita no aumento da compreensão mútua e do intercâmbio cultural entre os habitantes de ambos os países.





Tings Chak

Tings Chak (翟庭君) é diretora de arte e pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, co-editora da edição internacional da Wenhua Zongheng: Revista do Pensamento Chinês Contemporâneo, e doutoranda pela Universidade Tsinghua, em Beijing.